No dia 17 de maio de 2022 a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) publicou o “Estudo nacional sobre as necessidades das pessoas LGBTI e sobre a discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais”, do qual fez parte, como investigador, o Professor Doutor Nélson Ramalho pertencente ao Instituto de Serviço Social da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa.
Neste dia, foram apresentadas as principais conclusões e recomendações do estudo, debatidas com o jornalista do Expresso Bernardo Mendonça e comentadas por um painel de especialistas representantes da área da justiça, da educação, da saúde e do trabalho.
O evento contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues e da Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro.
Espera-se que o estudo possa constituir-se uma importante fonte de informação e sustentação de políticas públicas dirigidas à população LGBTI+ em Portugal no sentido da concretização da igualdade de direitos e proteção contra a violência e a discriminação.